Seja bem vindo!Welcome!Bienvenido!Bienvenue!Benvenuto!Добро пожаловать!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cientistas questionam teoria de Darwin sobre origem da vida

Cientistas disseram ter encontrado evidências que invalidam a teoria de que a vida teria começado "numa poça morna", como sugeriu o pai da teoria da evolução, Charles Darwin.

Testes realizados em poças vulcânicas, por uma equipe da Universidade da Califórnia, sugeriram que estas não davam condições para permitir o surgimento de formas de vida.

Essa descoberta foi apresentada e discutida  em uma conferência de dois dias sobre a origem da vida na Terra, na Royal Society, em Londres, a academia de ciências do Reino Unido.

"Já faz 140 anos desde que Darwin sugeriu que a vida pode ter começado em uma 'poça morna'. Estamos testanto a idéia dele, em pequenas poças em regiões vulcânicas em Kamchatka, na Rússia, e Mount Lassen, na Califórnia", afirmou o chefe da equipe da Universidade da Califórnia, o professor de Química David Deamer.

"Os resultados são surpreendentes e, de certa forma, frustrantes. Parece que as águas ácidas quentes da lama não fornecem as condições adequadas para que componentes químicos se transformem em 'organismos pioneiros'", disse ele.

Deamer afirmou que aminoácidos e DNA, dois componentes básicos na formação da vida, e fosfato, outro ingrediente essencial, se prendem à superfície de partículas do barro nas poças vulcânicas.

"Isso é significativo porque havia a pressuposição de que barro promove interessantes reações químicas ligadas à origem da vida", explicou ele. "Entretanto, nos nossos experimentos, os componentes orgânicos ficaram tão grudados às partículas de barro que não poderiam fazer parte de qualquer reação química."

REBECCA MORELLEda BBC Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário